Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de outubro de 2017

Fotografias para história - Por Antônio Morais.

A fotografia, de fato, não representa apenas o resultado de um simples "Clique". Outro dia olhando algumas fotografias antigas, pois-me a pensar que merece destaque é o fato da fotografia ressuscita sentimentos ou, como dizem alguns pensadores, ressuscitar o "morto". 

Esta é uma qualidade da foto que independente de seu tempo e do modo como foi produzida pode atuar tanto em âmbito particular como coletivo. Em nível particular, uma foto pode reavivar sentimentos relativos a alguém que não está mais presente e outros que já se foram, ou trazer, por instantes, sensações vividas em determinada época e que já não existem mais.

A fotografia fixa um tempo que não volta, congela um momento. Completando pensamento, pode-se afirmar que a foto possui um caráter manipulador, mas conservador sob determinados aspectos, e não incondicionalmente. 

O que ficou  da foto  de grandes lideres mundiais como : 


Abraham Lincoln.


Elisabeth II.


Papa João Paulo II e tantas figuras  que engrandeceram o mundo.

O desafio que fica para você é procurar e encontrar uma foto do  Luiz Inácio Lula, em qualquer  solenidade, com a família, com amigos, com políticos e empresários que  não exista  gente  denunciada, condenada e presa. Essa  é a fotografia  que  ficará  do Pajé  para o  futuro e para sua história. As fotos dizem tudo.


Casa Civil e Ministro da Fazenda - Denunciados,  condenados e presos.


Eike Batista, Sergio Cabral e esposa.  Denunciados,  condenados e presos. O bacanal do Rio de Janeiro.



Essa está completa. - Representa bem o governo  do Pajé de Garanhuns.


Um comentário:

  1. A verdade doe, e, existe muita gente que não a ver porque não quer. Mas, o desafio é encontrar uma foto em grupo com o Lula que não exista gente acusada, denunciada, condenada e presa.

    ResponderExcluir