Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Mais curiosidades sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil – por Armando Lopes Rafael

   No próximo dia 12 de outubro, daqui a dez dias, o Brasil inteiro vai comemorar os trezentos anos do “aparecimento” da imagem da sua Rainha e Padroeira. Trata-se da pequena escultura de Nossa Senhora da Conceição, feita em terracota, ou seja, modelada em argila e cozida ao forno.

    A imagenzinha foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717, e desde aquele dia passou a ser chamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em julho de 1930, em grande solenidade ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, à época capital do país, ela foi oficializada como “Rainha e Padroeira do Brasil”.

    Não se sabe como a imagenzinha foi parar nas águas do Rio Paraíba. Segundo matéria publicada na revista “Rainha dos Apóstolos”, editada em Santa Maria (RS), número de outubro/2017: “Quem esculpiu a imagem foi, provavelmente, o frade carioca Agostinho de Jesus. Este era aluno do mais respeitado artesão da época, português Agostinho da Piedade”.

    E por que motivo a imagem teria sido jogada no rio? O repórter Rodrigo Alvarez, autor de excelente livro sobre a pequena imagem, conjectura que “Era tradição se desfazer de santo quebrado o mais rapidamente possível. Manter defunto de barro dentro de casa era certeza de maldição”, defende o repórter.

     Nossa Senhora da Conceição já era Padroeira de Portugal (e consequentemente das colônias portuguesas, aí incluídas o Brasil), desde 25 de março 1646. Por isso, o jornalista Ricardo Marques escreveu: “Existe grandes possibilidades de que o dono da imagenzinha fosse um português”. Provavelmente a imagem foi involuntariamente quebrada, ficando a cabeça separada do restante do corpo. E seu supersticioso dono jogou-a no Rio Paraíba. Mas Deus tinha outros designios sobre esta sagrada imagem da Samtíssima Virgem.

     Restava a curiosidade de muitos em saber como era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, antes de ser atirada no Rio Paraíba. O Padre Renato Augusto, da Paróquia do Verbo Divino, da cidade de São Paulo, encomendou a feitura de uma escultura de Nossa Senhora da Conceição, pintada a partir de um estudo realizado junto ao Artesanato Costa, tendo como base a tradicional pintura portuguesa das imagens desta devoção, naqueles recuados tempos do Brasil Colônia.

 Abaixo, a foto da imagem como devia ser  originalmente

    Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida abençoe a nação brasileira! O nosso sofrido e querido Brasil, vem se afundando – cada dia mais – na maior decadência moral e na dissolução dos bons costumes, resultando daí a maior crise política, social e econômica da história republicana. 


 Ninguém se engane: todas as nossas crises decorrem de uma única: a grave crise moral da sociedade.  Lamentavelmente, hoje a grande maioria dos brasileiros não cumpre mais os dez Mandamentos da Lei de Deus, diferentemente do que acorria em 1717. Naquele ano – por desígnio divino – a imagenzinha da Mãe Aparecida ressurgiu das águas barrentas do Rio Paraíba, numa rede de pescar, para se tornar a maior veneração desta nação,hoje  com quase 208 milhões de habitantes. Um visível sinal da misericórdia infinita de Deus para com o Brasil e os brasileiros.

2 comentários:

  1. Que Nossa Senhora Abençoe o Brasil e os brasileiros. Estamos a precisar.

    ResponderExcluir
  2. Disse Jesus conhecereis a verdade e ela vida libertará João 8.32 por isso o Senhor Jesus disse ( Eu Dou o Caminho a Verdade e a Vida , ninguém vai ao pai ( Deus ) se não por ELE , foi ELE que nos Deu Sua própria vida por nós não ela ) leiem mais a Santa Bíblia pois está escrito

    ResponderExcluir