Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de novembro de 2017

Comemorados ontem, os 64 anos da visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, Peregrina Mundial, à Diocese de Crato -- por Huberto Cabral (*)


Réplica em madeira da Imagem Peregrina Mundial, venerada na Catedral de Crato. Esta escultura foi esculpida em Portugal,  pelo mesmo artesão que  fez a imagem peregrina. Foto: Patrícia Mirelly.

No âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, a Diocese de Crato celebrará, nesta segunda-feira, dia 13, 64 anos da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, Peregrina Mundial, a sua sede e às demais paróquias, ocorrida em 13 de novembro de 1953, no ano do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo diocesano do Crato,  e do Centenário de elevação do Crato à categoria de cidade.

A Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima foi recebida, festivamente, às 15 horas do dia 13 de novembro de 1953, no Aeroporto da Floresta Nacional do Araripe, que passou a se chamar Aeroporto Nossa Senhora de Fátima. Após descer a serra, a citada Imagem foi carinhosamente recepcionada na Praça Francisco Sá pelas autoridades religiosas, civis, militares e o povo em geral, conduzida pelo Padre Francisco Demontier, coordenador da peregrinação.

O carro-andor se dirigiu até a Praça da Sé, onde foi delirantemente ovacionada, enquanto a imagem foi conduzida ao Altar da Sé Catedral, iniciando, assim, sua visita oficial. Ao chegar a Imagem à Catedral, foi inaugurado o pequeno monumento de Nossa Senhora de Fátima, no jardim. Foi inaugurada, também, a Capela Nossa Senhora de Fátima, no braço direito da Sé, com bênção oficiada por Dom Francisco, acompanhado por Monsenhor Rubens Gondim Lossio, cura da Catedral, e pelo Padre Francisco Demontier.

No final de novembro de 1953, a Catedral ganhou de presente uma réplica, esculpida por Guilherme Thedim, em Cedro, o mesmo escultor da Peregrina Mundial.

Em dezembro de 1953, realizou-se o Tríduo Nacional de Fátima, em Fortaleza, encerrando a visita da Imagem ao Ceará, na pré-inauguração do Santuário Nossa Senhora de Fátima, ocasião em que a réplica da Imagem Peregrina foi tocada na Imagem Original e benta por Dom Antonio Almeida Lustosa, arcebispo metropolitano de Fortaleza, e por Dom Francisco, bispo de Crato, perante os peregrinos desta diocese.

Depois a citada réplica retornou ao Crato, com festiva recepção na estação da Rede Viação Cearense, e foi colocado no Altar do braço direito da Sé Catedral, cuja paróquia instituiu a procissão da Virgem de Fátima, no dia 13 de cada mês, em redor da Praça da Sé, sob a direção do Monsenhor Rubens, cura.

Em 11 de fevereiro de 1968, foram criadas novas cinco paróquias integrantes da Forania do Crato, entre as quais a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, por Dom Vicente Matos, bispo diocesano, com sede provisória na Capela do então distrito do Lameiro.

Em 15 de agosto de 1968, foi inaugurada a Igreja-Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Festa da Assunção de Nossa Senhora, data da chegada de Dom Vicente, como bispo auxiliar, e no Jubileu de Prata do terceiro bispo diocesano, tendo copmo seu primeiro vigário, Padre José Edmilson Macedo, hoje monsenhor da Arquidiocese de Salvador.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima ganhou de presente uma imagem de sua padroeira, doada por uma família de Portugal e, mensalmente, no dia 13 de cada mês, promove celebração de três missas e procissão, e, no mês de maio, a festa da padroeira.

Em 21 de junho de 1968, foi inaugurado um monumento de Nossa Senhora de Fátima no Aeroporto da Floresta Nacional do Araripe, com imagem esculpida pelo jardinense José Rangel, por iniciativa de Monsenhor Rubens Gondim Lóssio e do prefeito Dr. Humberto Macário de Brito.

Além disso, Nossa Senhora de Fátima é padroeira do Conjunto Habitacional Mutirão, do bairro Pimenta e de outras capelas da Forania do Crato e ainda patrona de uma rua, onde se localiza a Matriz da Paróquia, em Crato.

Em visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima à Prefeitura Municipal do Crato, houve consagração do Crato à Virgem de Fátima.

Por outra parte, na visita da Imagem Peregrina Mundial a Juazeiro do Norte, em novembro de 1953, foi inaugurado o grande arco em honra de Nossa Senhora em frente ao Colégio Salesiano e esculpida também uma imagem com o nome de Nossa Senhora das Dores de Fátima, que se encontra, hoje, na Capela da Basílica Nossa Senhora das Dores.
***   ***   ***
Programação comemorativa dos 64 anos da Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina Mundial à Diocese de Crato
Dia 13 de novembro de 2017 – segunda-feira
Sé Catedral:
11h – Missa em Ação de Graças
Igreja Matriz de Fátima, bairro Pimenta:
6h30, 12h e 17: Missa em Ação de Graças
e procissão
17h – Recitação do Terço;
17h30 – Procissão
18h – Missa em Ação de Graças ao pé do monumento Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco

(*) Huberto Cabral, é memorialista.Atua há décadas como jornalista, radialista, e é uma fonte de consultas para os que desejam pesquisar os fatos históricos do Crato nos últimos 60 anos.

Um comentário: