Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 28 de novembro de 2017

Mais uma vez a cidade de Sobral dá uma lição ao Cariri de como conservar o patrimônio histórico – por Armando Lopes Rafael

 
   Temos de “tirar o chapéu” para Sobral e seu povo! Enquanto aqui no Cariri, cidades importantes, a exemplo de Crato, destruíram seu patrimônio arquitetônico, Sobral (no Norte do Estado) conservou os prédios que fizeram a história daquela cidade.
   Com exceção de Barbalha, as demais cidades do Cariri destruíram belíssimas edificações para dar lugar a prédios feios, com fachadas de vidro e colunas quadradas de cimento.. E com exceção da revista “A Província” não se viu, nem se ouviu, qualquer protesto à ação dos vândalos sem cultura que descaracterizaram o centro de Crato.
   Em Sobral foi diferente. Foi a segunda Cidade do Ceará que teve seu sítio histórico tombado em agosto de 1999 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional- IPHAN. Deste então, todos os bens imóveis inseridos na área tombada estão sujeitas a vigilância e a outros meios de acautelamento e preservação promovidos por aquela instituição.
   Foi concluída agora a restauração da Câmara Municipal de Sobral. E o mais importante: o escudo com as Armas do Brasil Império foi preservado. Uma lição para o Cariri. Parabéns Sobralenses. Gente culta e que sabe escolher bons governantes é outra coisa!

(Fotos de José Luís Lira)

PS– Já em Crato,  no bonito  prédio onde funcionou a antiga Prefeitura e Câmara Municipal  (altos), além da Cadeia Pública (pavimento térreo) administradores sem cultura destruíram o escudo de Armas do Brasil Império que ali existia e substituíram-no  pela estrela das Armas Republicanas. Triste! Aliás, aquele prédio parece que ficou amaldiçoado depois desse crime. Os dois museus que lá funcionavam  foram fechados há mais de 7 anos. Sem perspectivas de reabertura. Pobre ex-Capital da Cultura do Cariri...

Nenhum comentário:

Postar um comentário