Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Proclamação da República, o golpe que virou feriado


Residência Imperial de Petrópolis, hoje Museu Imperial

    Que a proclamação da República foi um Golpe, isso tudo mundo sabe

     Você sabe como o Brasil se tornou uma república? Muitos mitos ainda hoje giram em torno dessa questão, para muitos brasileiros esse tema é desconhecido, e outros possuem uma visão de que tudo se passou amigavelmente sem conflitos e de forma natural.

    Na escola sabemos que as histórias sobre o Brasil nem sempre são contatas como realmente aconteceram e a proclamação da república não é diferente. Até 1889, república no Brasil não era um sonho do povo e não possuía nenhuma notoriedade pública o movimento republicano, no ano que ocorreria o Golpe, apenas um deputado do partido republicano foi eleito e nas eleições anteriores apenas três, o movimento então não via chances de conseguir a república pelos meios legais, foi ai que começaram a traçar um plano para o golpe. Como não possuíam força militar suficiente, os republicanos viram no Marechal Deodoro da Fonseca o que estavam precisando, alguém que pudesse comandar a tropa para depor o atual regime, porém, havia um problema, o Marechal era monarquista e amigo de D. Pedro II, sim, você não leu errado, ele queria até mesmo carregar o caixão do Imperador idoso quando este falecesse.

Como já vimos, o movimento republicano era fraco e impopular, mas qual a relação da abolição da escravidão e o movimento republicano? Outra afirmação falsa é relacionar o movimento abolicionista e o republicano, pois, ambos andavam em direções contrárias, no dia 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assina a Lei Áurea abolindo a escravidão no Brasil, com esse ato, a popularidade da princesa principalmente nas camadas mais carentes e negras do Brasil cresce, era o cenário para que no futuro fosse uma imperatriz muito querida no Brasil por essa camada da população, mas em contra partida a abolição seria um dos trunfos dos republicanos devido a insatisfação dos escravagistas donos das fazendas de café que ficaram inconformados com a abolição e com a princesa Isabel. 
No panfleto de propaganda republicana diz: Abaixo a Monarquia Abolicionista e viva a República com indenização.

Até o dia 15 de novembro o Marechal ainda não tinha se convencido em fazer a república, foi quando o Benjamin Constant e outros informaram ao Marechal que para o lugar do Visconde de Ouro Preto, D. Pedro indicou Gaspar Silveira Martins homem este que o velho Deodoro disputou o coração de uma mesma mulher e que por sinal perdeu, com isso ele aceitou fazer a república de forma irresponsável e egoísta sem se dar conta de que aquele ato traria graves consequências para o país. D. Pedro II e toda sua família forma expulsos do país na calada da noite para que não houvesse manifestação popular sabendo que o Imperador era bastante querido bem como sua filha Isabel também, o povo assistiu tudo sem poder fazer nada, ali o Brasil experimentou sua primeira ditadura, conhecida como Ditadura da Espada, Deodoro foi o primeiro presidente e em seus primeiros atos como tal, mandou fechar o Congresso, exilou aumentou salários e ainda ofereceu indenização a D. Pedro II que recusou uma pequena fortuna dizendo: “Com que autoridade estes homens dispõe do dinheiro público?”

No dia 15 de novembro comemoramos então o Golpe de 1889 que derrubou uma Monarquia Constitucional que de qualquer forma era legitimada pelo povo que não se faziam opositores ao regime, faltavam claro adequações no sistema para se parecer mais com as monarquias que temos hoje pelo mundo, mas na época muitas monarquias se pareciam com a do Brasil, se adequaram e hoje são modelos de democracias e liberdade, deixando uma larga vantagem sobre muitas repúblicas.

Fonte: site Monarquia Constitucional
Obras consultadas:
1889 de Laurentino Gomes
A invenção republicana de Ricardo Lessa
A verdade histórica sobre o 15 de novembro de Leôncio Correia.

Um comentário:

  1. Essa Republica só convém aos corruptos, porque a eles cabe o direito de fazerem as leis. Um feriado de quarta-feira dá-lhes o direito de feriar dois dias antes e dois dias depois.

    ResponderExcluir