Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Joaquim Vieira, seu Quinco do sitio Chico - Por Antônio Morais.



Seu Quinco foi um homem honrado, trabalhador e de inteligencia rara, madeira de lei, puro jacarandá da Bahia.  Junto com Dona Marieta tiveram uma ninhada de  filhos igualmente  bons.

Certa feita, Seu Quinco adquiriu um burro e empreitou com Antônio Gibão para  amestrá-lo, ensinar a esquipar,  marchar ou  ser baixeiro como se dizia à época.

Equipou-se o animal com pesadas argolas nos pés e nas mãos, arreios  apropriados  e se começou o treinamento. Um belo dia Seu Quinco estava na Bodega do Raimundo Sabino e seu filho Geraldo  passou vindo da escola no burro.

Manuel de Pedrinho  advertiu : Quinco  o trabalho de Antônio Gibão  vai ser perdido, esse seu filho não tem nenhum traquejo.

Seu Quinco  respondeu : Seu Manuel,  se o meu filho aprender alguma coisa na escola eu já me dou por satisfeito.

Sabedoria antiga.

2 comentários:

  1. Foi com grande alegria que encontrei com o meu ex-colega de Ginásio São Raimundo, Geraldo Vieira. Levamos um animado lero, lembramos os nossos dias de colégio e eu lembrei essa relíquia de exemplo de seu Quinco um admirável homem de inteligencia impar e honradez sem igual.

    ResponderExcluir
  2. Foi isto mesmo o que aconteceu.O meu pai sempre tinha uma visao do futuro

    ResponderExcluir