Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 28 de julho de 2022

Brasil Real, Brasil verdadeiro: Os ladrõezinhos do pomar real - Por Armando Lopes Rafael.

Descendo a pé uma das alamedas internas do Palácio de São Cristóvão, o Imperador Dom Pedro II viu de longe alguns garotos trepados nos galhos das árvores, para furtarem frutas do pomar Imperial. O Palácio, assim como seus jardins, era aberto aos cidadãos, inclusive para audiências diretas com o Imperador, que recebia a todos sem qualquer distinção.

Sem dizer nada ao ver as crianças, Sua Majestade deu meia-volta e tomou outro caminho, bem mais longo. O secretário que o acompanhava perguntou:

— Esqueceu alguma coisa, meu senhor?

Ao que Imperador afavelmente respondeu:

— Não. Vou dar a volta por ali. Se eu prosseguisse por este lado, aqueles meninos ficariam amedrontados, e poderiam jogar-se das árvores e machucar-se. É preferível andarmos um pouco mais.

- Baseado em trecho do livro "Revivendo o Brasil-Império", de Leopoldo Bibiano Xavier.


2 comentários:

  1. Inabalável sabedoria.

    Li outro dia uma historinha interessante em que se falava da primeira tentativa de transformar o estado do Pará em dois. Ao tomar conhecimento do projeto Dom Pedro II consultou José Bonifácio sobre o fato, e, obteve a presente resposta : Senhor imperador, é bem mais fácil fiscalizar um ladrão do que dois.

    ResponderExcluir