Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

No vídeo de Dirceu, faltou a tornozeleira - Por Augusto Nunes.

O guerrilheiro de festim avisa que vai a Porto Alegre neste 24 de janeiro. Vai nada: terá de acompanhar pela TV a condenação de Lula

O subchefe da quadrilha do Mensalão mostrou ao embarcar no Petrolão que é um reincidente incurável (Marcos Alves/Agência O Globo/VEJA)

O penteado de rufião venezuelano foi a única novidade visível a olho nu no pronunciamento em que José Dirceu comunicou ao país que está vivo e ainda em liberdade. Ficou fora da tela outra novidade relevante: a tornozeleira eletrônica que é obrigado a usar enquanto aguarda a rejeição dos recursos protelatórios com que adiou o início da terceira temporada na cadeia. A ocultação do adereço desmoralizante permitiu a Dirceu caprichar na pose de guerreiro do povo brasileiro e figurão do PT.

Essas duas fantasias estão em farrapos desde que o prontuário de impressionar dirigente do PCC escancarou o criminoso comum e o reincidente irrecuperável que insiste em exibir a patente de guerrilheiro de festim. Há três meses, o subchefe do Mensalão que embarcou também no Petrolão foi condenado, em segunda instância, a mais 30 anos de gaiola.

Só não voltou a dormir no presídio porque é flor do orquidário cultivado pela 2° Turma do Supremo Tribunal Federal, que o presenteou com outro habeas corpus. Graças a tal deferência, passa os dias na residência em Brasília, com tempo de sobra para brincar de preso político e gravar vídeos em que tenta exumar o passado de líder político a poucos passos da volta ao poder.

Com o mesmo sotaque que sublinha a pobreza do vocabulário e a miséria intelectual do revolucionário de araque, Dirceu informa que declarou guerra a duas assombrações: uma certa “ditadura da toga” e um misterioso regime semipresidencialista, duas espertezas dos cruéis inimigos da nação que no momento se dedicam a uma torpeza intolerável: cassar Lula.

Para salvar o país, Dirceu avisa que vai a Porto Alegre neste 24 de janeiro. Vai nada. Quem usa tornozeleira não fica longe de casa. Também garante que vai acabar com os ditadores togados. Vai nada. No roteiro original do faroeste à brasileira parido pelo PT, o bandido prendia o xerife no final. A trama foi invertida pela Operação Lava Jato.

O combatente que nunca trocou chumbo na vida terá de acompanhar pela TV a condenação de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região. Imobilizado em Brasília, também ouvirá à distância outro patético berreiro do que já foi um partido e virou organização criminosa. Para livrar o chefão do xilindró, vai aparecer em Porto Alegre com a cara que tem hoje. O PT se transformou num Movimento Pró-Corrupção.

Um comentário:

  1. O fim de um impostor, de um encantador de burros que fez um governo de sonhos, ilusões, fantasias e nuvens.

    Apropriou-se do país como se propriedade sua fosse. Entrou pobre num país rico e saiu rico de um pais pobre.

    ResponderExcluir