Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Historiador missãovelhense lançará livro sobre sua cidade – por Armando Lopes Rafael


    Meu velho e estimado amigo João Bosco André, telefonou-me para comunicar o lançamento de um livro de sua autoria: Documentos para a história de Missão Velha. O evento de lançamento ocorrerá no próximo dia 17 de março, daqui a um mês, às 19:00h, na Câmara Municipal de Missão Velha. Certamente a escolha do local recaiu para homenagear o Poder Legislativo de Missão Velha, já que João Bosco André foi vereador na sua terra natal.

    João Bosco André é um guerreiro!
   Várias virtudes ornam a personalidade dele: cidadão exemplar, católico autêntico, devotado ao estudo da história de Missão Velha, pesquisador paciente e figura de destaque na comunidade onde vive.

    Conheci-o na época do Plebiscito de 1993, evento que movimentou a opinião pública brasileira. As novas gerações não sabem, mas constou na vigente Constituição de 1988, que as autoridades republicanas deveriam cumprir – depois de cem anos da promessa – o compromisso feito pelos golpistas de 15 de novembro de 1889: ao povo brasileiro caberia escolher a forma e o sistema de governo para nosso país.

    Como tudo que ocorre no Brasil, aquele plebiscito foi feito “pela metade”. Os detentores republicanos do poder sonegaram informações valiosas para que o povo pudesse decidir. Negaram aos Príncipes Imperiais, acesso ao horário gratuito na televisão para que eles mostrassem ao povo as vantagens da Monarquia. E assim a massa foi às urnas, com a cabeça feita por demagogos do naipe de Brizola, Lula et caterva. A imensa maioria desconhecia   qual o melhor regime para o país: republicano ou monarquista, bem como e qual o melhor sistema: presidencialista ou parlamentarista.
***   ***   ***
   Bosco André engajou-se no time dos monarquistas. E fez bonito! Conseguiu até trazer a Missão Velha o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança para que este recebesse o título de “Cidadão Missãovelhense”, o que foi feito numa solenidade memorável na Câmara Municipal daquela cidade, seguido de lauto almoço oferecido ao herdeiro do Trono Brasileiro. Bosco André fez história na sua cidade. 

    Parabenizo João Bosco André pela autoria do livro. A obra será, inegavelmente, de grande interesse para os que querem conhecer a história do Cariri.

Sobre o livro:
Documentos  para a história de Missão Velha
Lançamento em 17 de março de 2018, às 19:00 horas
Câmara Municipal de Missão Velha
Rua Padre Cicero, S/Nº. – Centro
Para falar com João Bosco André:
Fones: 88 – 3542 1118 / Celular: 88 – 99705 7609
E-mail: joaoboscoandre@yahoo.com.br
 João Bosco André

Um comentário:

  1. Muito importante, especialmente se a população local se fizer afeita a memória de seu povo.

    ResponderExcluir