Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de fevereiro de 2023

O que na verdade se vê - Por Antônio Morais.

Nasci numa  cidadezinha do interior cearense, uma comunidade bem nordestina. Moro noutra igual, não existem no Brasil cidades tão Lula. 99,9999% da população tem predileção pelo Pajé Lula da Silva. 

Excluo-me porque não encontro razões locais ou nacionais para justificar tamanha loucura. 

Vejamos alguns dados oficiais dos últimos 20 anos no Brasil e nas cidadezinhas. Nelas com maior agravante : 

POBREZA.
É de estarrecer o estado de pobreza reinante na periferia da cidade. Quem, por ventura ou desventura, visitar as favelas que proliferam nas circunvizinhanças dos bangalôs dos ricos, volta com o coração amargurado. 

Vivendo a sombra da miséria absoluta, convivendo com lastimável estado de pobreza, centenas ou milhares de seres humanos vegetam a míngua de qualquer assistência dos poderes públicos. Para os que vivem no confronto da modernidade o quadro simplesmente não existe. O problema, além de trivial, não é deles.

EDUCAÇÃO.
Os últimos números do IBGE são alarmantes, vergonhosos e desanimadores. Educação cara e sem qualidade. Fábrica de construir analfabetos.

SAÚDE.
Sem as mínimas condições de um atendimento digno, falta de medicamentos, de dignidade e toda sorte. Sorteiam-se rifas, cotizam-se amigos para se obter um atendimento que é obrigatório por lei.

SEGURANÇA.
Um desastre inigualável. Tráfico de drogas, assaltos, roubos, furtos, assassinatos, prostituição de menores e de adultos. Uma  verdadeira desordem a afrontar os bons costumes. Infelizmente as cidadezinhas são destaque regional, por mais que queiram acobertar.

MODELO POLITICO.
Na proporção exata, foram implantadas nas modestas cidadezinhas as mesmas práticas de Brasília. Em nada diferem, se tens duvidas consulte os tribunais.

Um comentário:

  1. Infelizmente não vejo saída porque as principais vitimas deste sistema podre são os mais ferrenhos defensores dos governantes que o implantaram.

    ResponderExcluir