Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 17 de março de 2018

001 - O Ataque de Sinhô Pereira as Fazendas Piranhas e Umburanas, dos Carvalhos - Por Luiz Ferraz Filho


Clássica foto de Sinhô Pereira e Luís Padre

Geograficamente falando, no inicio do século XX não havia possibilidade nenhuma de frequentar a lindaria Vila de São Francisco, antigo distrito de Villa Bella - Serra Talhada-PE, sem passar nas terras das famílias Pereira ou Carvalho. E foi exatamente nesse epicentro das antigas questões que estive visitando. A vila era na época um arruado de comercio pujante. Muitas habitantes frequentavam o povoado que crescia rapidamente as margens do Rio Pajeú. 

Qualquer sertanejo da Vila de São Francisco que desejasse visitar a cidade de Serra Talhada pela estrada velha, teria que passar nas fazendas Barra do Exu, Caldeirão, Escadinha, Várzea do Ú, Piranhas, Três Irmãos, Surubim e Umburanas, todas redutos de familiares dos "Alves de Carvalho". Esse grande número de habitantes fez prosperar essas localidades e consequentemente da famosa vila , fundada na metade do século XIX por Francisco Pereira da Silva, patriarca dos "Pereiras".

Região rica, tal como todo o solo encontrado nas fazendas do oeste serratalhadense, a Fazenda Umburanas surgiu através de um dote recebido pelo fazendeiro Manoel Alves de Carvalho, filho de Jacinta Maria de Carvalho e João Barbosa de Barros - o Janjão da Quixabeira pelo casamento com a prima Joana Alves de Carvalho, herdeira desta parte de terra que pertencia ao seu pai, o coronel José Alves da Fonseca Barros, que morava do outro lado do Rio Pajeú na Fazenda Barra do Exu.

 Amanhã a segunda postagem.

Um comentário:

  1. Antonio Ênio Menezes : Serão quatro postagens contando um pouco da saga do Senhor Pereira e Luis Padre. Agrega valores e conhecimentos à historia.

    ResponderExcluir