Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de março de 2018

Derretimento de Lula traz o drama do PT à tona - Por Josias de Souza.

Nenhum pai faria com um filho o que Lula, fundador do PT, faz com seu partido. A caminho da cadeia, Lula transforma sua psedo-candidatura presidencial num cavalho de batalha. Sabe que seu projeto político foi para o beleléu, mas não abre mão da pose de candidato. Com isso, levará o futuro do PT para trás das grades, retardando a escolha de um presidenciável alternativo —petista ou de outro partido. Um pedaço da legenda diverge. E a divergência começa a transbordar.

O mal dos partidos políticos é ter excesso de cabeças e carência de miolos. O PT sofre da mesma carência, mas com uma cabeça só. A relação do PT com Lula é movida por uma fé de inspiração cristã. Esse tipo de relacionamento não comporta o ingrediente da dúvida. Se Lula diz que o PT deve segui-lo em procissão para dentro do cárcere, a maioria dos devotos carregará o andor e acompanhará o grande líder com suas preces.

Em entrevista ao UOL, o governador petista da Bahia, Rui Costa ousou expor em público um pensamento que se dissemina nas profundezas do PT. Disse que o partido deveria cuidar do seu Plano B, sem excluir a hipótese de apoiar um candidato de outra legenda. Gleisi Hoffmann, a devota que preside o PT, ralhou: ''Essa é uma discussão que não está colocada para nós'', ela declarou. Seria o mesmo que “convalidar a tese da inelegibilidade” de Lula, acrescentou. O derretimento penal de Lula começa a trazer o drama do PT à tona. Logo, logo todas as divergências estarão boiando, malcheirosas,  na superfície.

Um comentário:

  1. Partido de um líder só.

    Procuro outro e não vejo.

    Quem diz que o PT é partidop.

    Diz tambem que merda é queijo.

    Assim diria o grande poeta cratense Zé de Matos, se vivo fosse.


    ResponderExcluir