Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 14 de março de 2018

É vero! pode acreditar: Lula foi indicado para o prêmio Nobel da Paz

Foto: Reuters 
        A “bomba” ganhou os espaços da mídia nesta 4ª feira, 14 de março. O ex-presidente brasileiro foi indicado ao prêmio pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, mas, apesar de sua megalomania, Lula reconheceu: “não sei se mereço! ”. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Cultura, de Foz do Iguaçu. "Eu sinceramente não sei se mereço. É sempre gratificante quando as pessoas lembram de gestos de solidariedade. Mas deve ter gente mais importante que eu no mundo para merecer isso" (SIC) afirmou. Adolfo Pérez Esquivel sustenta que Lula foi vítima de um “golpe” arquitetado a partir dos Estados Unidos.
    De acordo com Esquivel, a escolha por Lula foi por conta – pode acreditar, não é piada –  de sua atuação no governo, dentro da surrada mantra de “que tirou "milhões” de pessoas da situação de pobreza extrema” e aumentou o índice de desenvolvimento humano" (SIC)

Prêmio Nobel para Lula: a história se repete, agora como farsa
"A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa"... Karl Marx. 

 Pairam algumas controvérsias sobre a indicação de Esquivel.
   Primeiro, Lula não é o “pai” desse projeto do “Bolsa Família”. Isso nunca foi ideia dele. Em janeiro de 1995, o “Bolsa Família” já havia sido implantado nas cidades de Campinas e Brasília. Nos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2001) foi ampliada essa concessão, para todo o Brasil, com o nome de “Bolsa Escola”.
    Segundo, diferente do que está sendo anunciado, Lula também não foi “o primeiro brasileiro” a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara foi indicado 4 vezes ao prêmio e só não ganhou em 1972 por causa da pressão feita pelos militares que viam na concessão do prêmio a Dom Helder como uma propaganda contra o então governo autoritário brasileiro implantado a partir de 1964. O próprio Lula já chegou a ser indicado para o Nobel da Paz em 2003, mas perdeu o prêmio para a advogada iraniana Shirin Ebadi que luta por direitos humanos e igualitários para as crianças, mulheres e refugiados.
      A reação a essa indicação tem sido das mais variadas. O Ex-deputado Roberto Jefferson (ex-aliado de Lula, depois rompido com ele após a denúncia da existência do "mensalão") postou no seu twitter: “Lula, indicado para o Prêmio Nobel da Paz? Fala sério!! Só podia ser coisa de argentino. Agora, se fosse Prêmio Nobel do Ódio, Lula seria favoritíssimo! ”
Postado por Armando Lopes Rafael

Um comentário:

  1. Lula no governo, comprou tudo. Títulos de "Doutor Honoris Causa", a copa do mundo, Obama para chamar o Pajé de "O Cara " O premio nobel da paz, o Brasil vai merecer quando ele desaparecer por completo da politica no Brasil.

    ResponderExcluir