Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

093 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Dr. Eldon Gutemberg Cariri, uma criatura fascinante, que cativava suas amizades. Era dotado de um sentimento caloroso de afetividade e humanidade. 

Não havia ninguém que dele se aproximasse e não se rendesse ao carisma do seu espírito e brandura extraordinárias. 

Homem de cultura, sensibilidade e inteligência ímpares que tinha para cada um, um tipo de conversa que agradava numa solidariedade inquebrantável.

Foi um grande profissional da medicina, um aporte da medicina regional, com especialidade em pediatria, ginecologia e obstetrícia. 

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 19 de Dezembro de 1948, e veio para o Crato atuar no Hospital São Francisco de Assis, Casa de Saúde São Miguel, e também, médico da Fundação Nacional de Saúde.  

Nasceu no dia 02 de Novembro de 1923, se vivo fosse em 02 Novembro deste ano, estaria celebrando o "Centenário de Nascimento".

Era casado com Dona Dometila de Alencar Araripe e Cariri, nascida em Borba-Amazonas e veio a ter vários filhos formados: Pergentino, Ana Amélia, Ovídio e Carmem.

Salve o centenário de nascimento  do Dr. Eldom.  

4 comentários:

  1. Portanto, se vivo fosse, o Dr. Eldon Gutemberg Cariri estaria comemorando o seu centenário de nascimento em 02 de Novembro deste ano.

    ResponderExcluir
  2. Filho do dentista,Dr.Pergentino que morou na Rua Senador Pompeu, vizinho a casa dos meus Pais, eram bem Amigos , não cheguei a
    conhecê-lo, mas só ouvia do meu Pai, palavras elogiosas ao Dr.Pergentino...
    Comentei a respeito do Pai do Dr. Eldon
    apenas para enfatizar a semelhança entre esses dois cratenses,Pai e Filho, homens íntegros e honestos.
    Crato, 13 de Março de 2023.
    Fernando Callou.










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Fernando . Bom saber que foram vizinhos e amigos ! Não conheci meu avô, apenas através de relatos da família e amigos, que tinham dele as mesmas referências que você . Um abraço !

      Excluir
  3. Isso mesmo meu amigo , papai faria 100 anos de vida no próximo novembro . Como tudo passa tão rápido ! Obrigada pelo carinho , amizade e admiração de sempre ! Saudade eterna do meu amado pai , essa pessoa especial que tão bem você define ! Um abraço !

    ResponderExcluir