Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

077 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Iniciei minha vida profissional em 01.07.1971 como escriturário no Banco do Cariri S/A, instituição financeira pertencente a Diocese do Crato.

Tive a honra de ser colega de Afrodísio Nobre da Cruz, tesoureiro, Unias Gonçalves Norões, gerente, Pedro Gonçalves de Horões, diretor de contabilidade e Monsenhor Raimundo Augusto, presidente.

Pedro Gonçalves de Norões, homem sério sem ser sisudo, ria com os lábios presos para não demonstrar deboche, em tudo tinha uma boa  dose de humor e graça.

Lembrado como o maior colaborador da Diocese do Crato. Diretor tesoureiro da Hospital São Francisco de Assis, Diretor de contabilidade do Banco do Cariri S/A, Diretor artístico da Rádio Educadora entre outras ações benfazejas.

Na equipe da Rádio tinha um servidor com sério problema de flatulência, qualquer movimento peidava. O fole era desregulado, ia se sentar peidava, ia se levanta peidava novamente. Numa reunião da emissora com padres, freiras e bispo o homem não se conteve. Era um peido atrás do outro. Constrangido o pessoal procurou Pedro Norões para uma providência. Pedrinho chamou o rapaz para uma conversa, que no final a solução encontrada foi a demissão do colaborador. 

O rapaz já ia a uma certa distância quando Pedro Norões o chamou de volta e disse que estava de coração partido com a decisão  final.

Conformado o rapaz disse que já estava tudo certo, que ele era doente e não ia mais constranger os colegas. Seu Pedro propôs então : Você não podia substituir os peidos por umas bufas silenciosas não? 

O moço fez bunda de ema e desapareceu.

7 comentários:

  1. De nossa convivência prazerosa ficaram muitos ensinamentos. Seu Pedro era um conselheiro e amigo da maior qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkk e ainda por cima, eram tipo dinamites ??? Jesus !!!!!!

      Excluir
    2. A sua trajetoria é rica em tudo. Parabéns !!!!

      Excluir
  2. Morais,
    Você é um cidadão muito astuto e de uma "prosa"que além de agradável nos contempla com fatos,estórias,história (com H)que nos remete a um passado,a personalidades políticas,eclesiásticas,folclóricas,matutos que enriquecem as cidades interioranas com seus"causos"hilariantes, tão bem construidos e contados no seu "blog"do
    Sanharol.
    Além de agradecer quero lhe parabenizar e renovar o pedido de transpor seus ótimos "causos" para um livro.
    Entrarei na fila para comprar e presentear aos meus amigos.
    Um forte abraço.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem gente boa. Compartilho deste mesmo pensamento.....

      Excluir
  3. Essa é bem interessante. mesmo. ! 🤣😂😃🤣😂😃

    ResponderExcluir
  4. É pra É pra ri e chorar ao mesmo tempo, o moço perder o emprego por conta duns peidos!não seria mas sensato propo-lhe um tratamento?

    ResponderExcluir