Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 7 de maio de 2018

A Suécia, em progresso constante, sem escândalos políticos nem corrupção, e um dos melhores padrões sociais do mundo, comemora o reinado mais longo daquela nação


Hoje em dia, o País ocupa sempre as melhores posições nos principais índices internacionais, sendo o 3º mais democrático do mundo, com o 14º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de acordo com a Organização das Nações Unidas.
Rei Carlos Gustavo 16 e a Rainha Sílvia, esta nascida no Brasil

     No  último dia 26 de abril, o Rei Carlos Gustavo XVI, do Reino da Suécia alcançou um marco histórico: é o Soberano de maior reinado na história sueca. Ela reina há  44 anos e 223 dias. No entanto, atendendo ao desejo de Sua Majestade, seu recorde não foi celebrado, e o Rei, que completou 72 anos no dia 30, passou o dia trabalhando, como de costume, cumprindo sua extensa agenda de compromissos oficiais e deveres constitucionais.

A abençoada trajetória
     A 15 de setembro de 1973, o Rei Gustavo Adolfo VI da Suécia faleceu, sendo imediatamente sucedido por seu neto, o atual Monarca, então Príncipe Herdeiro – seu pai, o Príncipe Gustaf Adolf, havia falecido prematuramente, em 1947, em um desastre aéreo.
O atual Rei não tem a menor intenção de abdicar, preferindo seguir a tradição familiar de permanecer no Trono até a morte, pois, em suas palavras: “Acho que ainda tenho com o que contribuir por meus cidadãos; por isso, continuarei a trabalhar pelos suecos. Os Bernadotte não tendem a abdicar”. A Família Real Sueca, hoje a Casa de Bernadotte, reinante desde 1818, é caracterizada pela longevidade de seus Monarcas – o Rei Gustavo Adolf VI morreu aos 91 anos de idade; seu pai e antecessor, o Rei Gustavo V, aos 92.

Parentesco com a Família Imperial Brasileira
      A Família Imperial Brasileira e a Família Real Sueca, que sempre mantiveram relações cordiais, também são ligadas por laços de sangue: o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e o Rei da Suécia são primos em quinto grau, partilhando o Duque Franz de Saxe-Coburgo e Saalfeld (1750-1806) como ancestral em comum mais recente. Por fim, outra ligação especial é o fato de que a esposa do atual Rei, a Rainha Silvia, é filha de pai alemão e mãe brasileira, tendo passado boa parte de sua infância e adolescência em São Paulo. A Rainha Sílvia  – descendente de nobres portugueses e espanhóis, assim como do Cacique Martim Afonso Tibiriçá, que tanto ajudou os portugueses no processo de civilização e catequização do Brasil –, fala português fluentemente, quase sem sotaque, e visita nosso País todos os anos, tendo aqui obras de caridade.

(Baseado em texto publicado no face book Pró Monarquia)

Um comentário:

  1. Salve as monarquias mundo a fora. Salve o regime que prepara sucessores e não herdeiros.

    ResponderExcluir